sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tiltshift São Jose do Norte, maquete?

3 comentários:

Marcello Vitorino disse...

Fala, Hide!
Bom, esse tipo de efeito não é nada novo, mas pelo jeito está na moda. A própria Folha de São Paulo tem dado algumas fotos do tipo, uma capa inclusive de autoria de Caio Guatelli.
Bom, quem já teve contato com equipamento 4x5 conhece bem os movimento de giro e báscula, muito usados para se corrigir perspectiva e garantir foco total ou extremamente pontual na imagem. A "grande" sacada agora foi ou vem sendo usar esse tipo de possibilidade técnica um pouco deslocada de seu, vamos dizer, ambiente natural. Talvez daí a estranheza que nos causa à vista.
Claudio Edinger já se utilizou exaustivamente desse recurso, chegando a publicar um livro inteiro - um com fotos do Rio de Janeiro - calcado nesse efeito óptico. Há três ou quatro anos, numa exposição da World Press no Sesc Pompéia, havia um ensaio premiado com fotos de esporte onde todas as fotografias foram feitas com essa técnica.
Enfim, há objetivas especiais para 35mm - e já faz tempo - que trazem esse recurso semelhante ao giro e báscula. E pelo que tudo indica, é diversão e sucesso garantidos.

Marcello Vitorino disse...

Ah! Citei o Caio e a capa da Folha. Vejam aqui:

http://www.olhave.com.br/blog/?p=1391

Depois, para quem tiver curiosidade sobre esse efeito, vale a pena visitar esse endereço aqui:

http://tiltshiftmaker.com/

Milton Tonello disse...

Eu acho este efeito muito legal.
Confesso que não consegui pra mim nenhum resultado satisfatório.
Depende muito da foto, da perspectiva, etc.
Esta sua ficou excelente, realmente é uma miniatura.
Parabéns!