quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ex-Lab


Não camaradas, não se assustem, esse não é o laboratório da Casa do Olhar. Trata-se do que sobrou das instalações do jornal O Estado, talvez o mais importante periódico de Santa Catarina entre as décadas de 60 e 80 do século passado. E essa foto traduz bem a situação da memória jornalística brasileira. Fico imaginando quantos arquivos por esse Brasilzão não estão prestes a chegar nessa situação.
Bom, a foto acima e mais uma porção podem ser vistas no blog Sambaqui na Rede 2, do jornalista e historiador Celso Martins da Silveira Jr.

2 comentários:

Daniel Tossato disse...

Pô, e toda vez que vejo esta foto deste laboratório eu me lembro do laboratório do DGABC. Me lembro do cheiro azedo dos químicos, da textura do papel mate, da luz que brilhava no ampliador, do barulho das cestinhas agitadas nos químicos, nos tropeços que dava nas caixas de químicos e reforços... hehehe... Nunca tive uma boa explicação de como as coisas aconteciam alí!! E alí foi meu maior curso, minha maior escola... Saudades!
E olho esta foto e me lembro que no final o lab. do Diário teve o mesmo fim, tudo foi jogado fora, sem remorso, sem piedade!!
Pena!

Marcello Vitorino disse...

E entre laboratórios e arquivos transmutados em papel barato, vamos escrevendo (?) a história do nosso jornalismo e da fotografia de imprensa brasileira...