sábado, 6 de junho de 2009

Perfazer com luz ou sombra

Visitando algumas exposições fotográficas notei a enorme transformação quanto a linguagem e os trabalhos expostos. A poucos anos atrás havia uma preocupação quanto a estética fotográfica, a composição, jogo de luz e sombra e tudo mais. Pelo que senti parece que estamos diante de uma grande revolução artistica que acarretará ainda mais em uma maior valorização da fotografia.

Me lembrei de um texto que havia lido a um tempo atrás que dizia o seguinte:
"Fatigamo-nos com vãs sutilidades para decidir se a fotografia devia ser ou não uma arte, mas não nos perguntamos se essa mesma invenção não transformaria o carater geral da arte".
Walter Benjamin

2 comentários:

Marcello Vitorino disse...

Wilson, penso que a fotografia - como filha da revolução industrial e do positivismo - está fadada, enquanto técnica, a evoluir até que ninguém mais se lembre sequer do que se trata um HC-110 ou então um simples Dektol. Na verdade, podemos até dizer que já vivemos esse momento e sabe-se lá onde é que isso vai parar.
Bom, toda essa "dependência" ou relação íntima com o aparato técnico certamente se reflete no resultado da obra principalmente em tempos de obsolescência programada e mais acelerada do que nunca. Nunca tivemos uma oferta tão grande de equipamentos, acessórios, hardwares, softwares e toda sorte de fórmulas prontas para se produzir imagem com qualidade. Sua angústia procede, pois tenho certeza que sentes falta do cheiro do ácido acético no ar, do perfume de uma cópia saindo da esmaltadeira e coisas do tipo.
Sobre linguagem e estética, estas são definidas e redefinidas ou então ignoradas quase que por convenções sociais, respondendo a interesses que sabe-se lá de quem são. E nesse contexto comp(v)ulsivo, é muito bom ver o velho Walter Benjaminsurgindo, como de tempos em tempos, para nos fazer lembrar de coisas essenciais. Está aí um autor a quem o Núcleo poderia dedicar boas e certamente valiosas horas de estudo!

Wilson Rodrigues disse...

Gostei muito do seu comentário.
Se nos dedicarmos a estudar mais a fundo os principios de Walter Benjamim podemos desenvolver um trabalho enriquecedor no Núcleo.

Valeu!