terça-feira, 21 de julho de 2009

Seria "montada" a foto mais famosa de Robert Capa?


Recebí este e-mail hoje cedo, do portal Comunique-se:

“Se as suas fotografias não estão boas é porque você não está perto o suficiente”. Essa frase foi dita por Robert Capa, um dos fotojornalistas mais respeitados da história e fundador da famosa agência Magnum. Entretanto, segundo um jornal espanhol, Capa não seguiu sua cartilha e pode ter fraudado uma das imagens de maior repercussão da sua carreira.

“A partir de 1936, a cobertura de Capa da Guerra Civil Espanhola apareceu com regularidade. Sua fotografia de um soldado sendo atingido fatalmente garantiu sua reputação internacional e se tornou um forte símbolo da guerra”, informa a biografia do fotógrafo no site da Magnum.

É essa mesma imagem que o jornal El Periódico de Catalúnia afirma ter sido montada. Tirada em 05/09/1936, a fotografia mostra o miliciano Federico Borrell sendo atingido por um tiro em Cerro Muriano, na cidade de Córdoba.

Porém, dados levantados pelo historiador Francisco Moreno mostram que, naquele dia, não houve combates e só existem registros de mortos na região a partir do final de setembro. Além disso, os conflitos na região foram urbanos, o que contrasta com a paisagem rural da imagem.

De acordo com o jornal, até mesmo o local é uma fraude. Características da série de 40 imagens mostram que a foto em questão não pode ter sido tirada em Cerro Muriano. Além disso, um dos moradores mais antigos da região, Francisco Castro, que tinha nove anos em 1936, conta que não aconteceram trocas de tiros, apenas bombardeios aéreos.

“Desde que vieram no fim de setembro, não houve um tiro por aqui, só alguns bombardeios de aviação. Os milicianos passeavam pelas ruas, comendo os melhores presuntos do povo”, contou Castro.

“Capa pode ter chegado ao local sem encontrar ação real para fotografar (em Cerro Muriano só tinha refugiados), mas sim milicianos desocupados dispostos a posar”, afirmou o jornal."

Fonte: http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D52886%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D117463167441%26fnt%3Dfntnl

5 comentários:

André Perazzo disse...

ninguem comentou esta imagem?
sera que a realidade que vivemos foi montada?
sera que foi so um escorregao?

Marcello Vitorino disse...

Pois é, o questionamento sobre a veracidade dessa fotografia vem desde o tempo em que talve ela tenha sido publicada pela primeira vez. E não se esqueçam de que quando encontraram aquela mala cheia de negativos no México, entre eles vários do Robert Capa, uma das primeiras hipóteses levantadas foi a de que possivelmente encontraiam ali a sequência que desvendaria o mistério da veracidade dessa fotografia.
Bom, o próprio Robert Capa era um personagem e isso faz com que inexista surpresa, para mim, no caso de se cofirmar a armação dessa imagem.
Taí um motivo a mais para ler aquele texto da Simonetta que ninguém, comentou! E é claro que toda a realidade em que vivemos foi montada, André!

Daniel Tossato disse...

Mas como foi montada (ou não!) é o que interessa, não é mesmo?? Há montagens e mentagens. Umas são até vendidas como tal, outras não e é aí que reside o perigo!

André Perazzo disse...

Marcelo, a realidade so é uma montagem quando o ser nao tem condiçoes de pensar e exercer seu proprio dominio racional intelectual e emocional.

Marcus Hide disse...

Cada foto tem a sua história e o cara fez tudo isso sem photoshop, só na encenação teatral. A polêmica é sempre em cima da morte. Será q este foto afetou o rumo da história?